SEGURANÇA NA COZINHA

A cozinha é um dos ambientes mais gostosos da casa, literalmente. Mas também é um lugar muito propício para acidentes domésticos, principalmente pra quem tem criança na família. Por isso, alguns cuidados são essenciais. Separamos algumas dicas que vão ajudar você a deixar a sua cozinha mais segura. Confira:

 

1. Atenção, atenção e mais atenção

A cozinha requer atenção redobrada. Afinal, estamos lidando com diversos itens que podem oferecer riscos à nossa saúde: gás, facas, fogo, eletricidade etc. Reconhecer o seu ambiente e estar atento ao que você está fazendo, é a primeira regra de segurança da cozinha.

2. Micro-ondas

Apesar de prático, o micro-ondas oferece diversos riscos no nosso dia a dia. Por isso, o seu uso exige bastante atenção. Como o aparelho agita as moléculas de água da comida e aumentam a sua temperatura, o choque térmico ao retirar o alimento do aparelho pode gerar pequenas explosões. Para evitar que esses acidentes aconteçam, alguns alimentos devem ser perfurados antes do aquecimento, como ovos, linguiça, tomate e batatas, por exemplo.

Especialistas também apontam os perigos de deixar objetos sobre o aparelho. Eles podem fechar a saída de ar do micro-ondas e aquecê-lo além do necessário. Outra dica importante é limpar o equipamento regularmente, usando pano com água e sabão neutro, principalmente quando houver derramamento de líquidos, gordura ou qualquer outro tipo de sujeira.

 

3. Panela de pressão

Uma dica importante pra quem tem crianças em casa é sempre deixar os cabos das panelas voltados para dentro do fogão. Assim, você evita que elas sejam derrubadas acidentalmente ou puxadas pelos pequenos. E quando o assunto são panelas de pressão, o cuidado precisa ser redobrado.

É importante ficar atento às válvulas da panela, que em geral são duas. Se após 10 minutos de aquecimento o vapor não sair pela válvula principal, desligue o fogão imediatamente. Qualquer obstrução pode causar uma explosão na sua cozinha. E claro, não coloque as mãos na válvula durante o cozimento para evitar queimaduras.

4. Invista em luvas térmicas

A cozinha é o lugar da casa onde é mais fácil se queimar. Isso pode acontecer durante o manuseio do fogão, na hora de tirar refratários do forno ou pratos aquecidos pelo micro-ondas. Mesmo usando panos de prato para realizar essas atividades, as costas das mãos e os pulsos acabam ficando desprotegidos. Por isso, o mais recomendado é usar luvas térmicas, que podem ser de pano ou de silicone. Assim, você consegue preparar as suas receitas sem se machucar.

 

4. Cozinha limpa

Por último, mas não menos importante: mantenha a sua cozinha sempre limpa, principalmente o chão. Quando ele está sujo e engordurado, o que é muito comum durante o preparo de frituras, ele pode ficar escorregadio e causar diversos acidentes. Uma dica para evitar respingos de óleo no chão é cobrir o entorno do fogão com jornal. As folhas vão absorver a gordura e deixar o chão da sua cozinha mais seco.

 

BÔNUS: ergonomia na cozinha

Outra dica que faz toda a diferença é ter um móvel que deixa a sua rotina na cozinha mais ergonômica e prática. A Cozinha Nesher Baronesa possui várias gavetas e gavetões, que facilitam o acesso aos utensílios e mantimentos. Assim, você não precisa ficar agaixando para pegar o que precisa. Além disso, todas as gavetas possuem corrediças telescópicas de abertura total, que deixam o manuseio mais suave. Design contemporâneo e tecnologia para você aproveitar o melhor. Conheça.

 

Viu só? Com pequenas atitudes, você deixa a cozinha livre de acidentes e garante a segurança de toda a família. Até a próxima!

Posts Relacionacionados

Organize já!

Por fora, uma beleza, por dentro também! Deixar os utensílios ao seu alcance e os alimentos bem armazenados faz toda a diferença, não é mesmo? Vamos lá!

Kitnet, flat ou estúdio? Conheça todas as variações de apartamentos menores!

Conheça as variações de apartamentos e saiba reconhecer as características de cada um. Confira!

Receita de Páscoa: Cupcake de Cenoura com Chocolate

Confira uma receita irresistível para esse dia tão especial!

Tendência: Cozinha estilo provençal

Gosta do estilo provençal? Conheça mais informações sobre esse tipo de decoração e como segui-lo em sua cozinha.

Marca Cozinhas Nesher


Endereço: Av. dos Moveleiros, 1.599, Bloco A
Bairro Canivete
CEP: 29.901-120
Linhares – ES
Telefone: (27) 3047-0040
E-mail: contato@moveisnesher.com.br