Horta em casa

Uma horta em casa pode mudar sua vida! Imagine a sua saladinha orgânica, sem adição de agrotóxicos e etc. Mãos a obra!

 

1. Quanto aos vasinhos:

-Jardineiras são excelentes alternativas para pequenos espaços. Lembre-se ao colocar espécies diferentes na mesma caixa. É recomendado que tenham vasos separados. Algumas misturas dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

-Vasos de plástico são bem fechados e retêm a umidade e o calor e são bons para cultivar temperos, como o manjericão, ou vasos de terracora, que são porosos e permitem uma melhor evaporação do excesso de água e evita o encharcamento (e são bons para tomatinhos e outros lugumes, por exemplo).

-Vasos com boa drenagem exclui um dos problemas fatais para as ervas e os temperos: o apodrecimento da raiz

-Vasinhos reaproveitados também são válidos: baldes velhos, latas, vidros e potes de plástico que iriam para o lixo podem servir como ótimos vasos: basta fazer orifícios no fundo deles com uma furadeira.

 

2. Quanto a terra:

-Terra preparada em lojas especializadas pode ser uma ótima alternativa para garantir um solo adequado ao crescimento das plantas da sua horta, uma vez que esse tipo de produto já vem pronto com os nutrientes necessários.

-Fique atento para que nas terras preparadas esteja escrito que ela se destina ao cultivo de hortas/hortaliças. Não utilizar terra preparada para floricultura/jardim, pois não é adubada adequadamente e o desenvolvimento das hortaliças será prejudicado.

-Preparar o solo é uma parte importantíssima do processo: misture metade de terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que servem como vitamina para a planta. Como a horta vai estar em vasinhos, vale colocar pedras os cacos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.

-Aqui é interessante lembrar que você pode ter uma composteira caseira (a gente já testou isso em casa e dá super certo, e usar o adubo produzido por elas é extremamente nutritivo para a terra, o que faz com que as plantinhas cresçam lindas e felizes.

-Depois que as plantinhas estiverem crescendo é necessário fazer adubações complementares a cada 15 dias”.

As adubações podem ser feitas com compostos orgânicos, esterco de galinha ou gado, húmus, sulfato de amônio ou adubos químicos. Lembre-se que quanto maior a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor para a saúde – sua e das plantas!

3. Quanto as hortaliças:

-Você tem que escolher se vai querer comprar mudinhas já crescidas e replantá-las ou se vai comprar as sementes e ver todo o processo de crescimento (se conseguir sementes orgânicas é sucesso total).

4. Quanto ao local:

-Um local adequado para se ter uma horta proporciona, no mínimo, quatro horas de sol por dia às verduras e aos temperos. Procure um lugar mais protegido do vento também.

-Vale lembrar também que a incidência de luz pode mudar e a horta precisa acompanhar a claridade. PPara hortas dentro de casa que em geral estão em vasos, atenção para a mudança da incidência do sol ao longo do ano. Se necessário, mude-as de lugar.

5. Quanto a irrigação:

-Todo dia mate a sede delas. Mas vale lembrar que regar demais é tão ruim quanto deixar as plantas secarem. A melhor das alternativas para saber se sua plantinha precisa ou não de água é o “dedômetro”: coloque o dedo na terra e veja se ela está úmida e grudando. Se sim, não precisa regar mais. Insira essa ação na sua rotina para não esquecer: pode ser de manhã ou no final da tarde.

-O excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes. O ideal é que nunca se escorra água.

 

-Observe o aspecto da planta, atentando-se para folhas amareladas, secas ou caídas, que podem ser sinais de falta de água.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa#ixzz4BqLjkJiK

 

 

 

Agora é só curtir! No café da manhã, um suco verdinho e saudável, na hora do almoço uma saladinha com hortaliças e temperos vindos diretamente da sua casa. Você sabe a origem e principalmente o ingrediente principal, muito carinho! Tem alguma sugestão ou informação que não falamos aqui

 

Posts Relacionacionados

RECEITA DIA DAS CRIANÇAS: SORVETE DE CHOCOLATE COM COOKIES

Reúna toda a família na cozinha pra comemorar em grande estilo.

NOVIDADE NO SITE: MONTE A SUA COZINHA NESHER

Simule como os móveis Nesher vão ficar na sua casa. Aprenda como!

Lugar de Criança é na Cozinha!

Confira as dicas de como incluir as crianças na rotina da cozinha e quais são os benefícios que esse hábito pode gerar!

BOLO DE BANANA INTEGRAL

Bolo de banana quentinho combina com o que? Com um suco de laranja ou detox, café da manhã ou lanche da tarde.

Marca Móveis Nesher


Endereço: Avenida Alegre, 2349
Bairro Shell
CEP: 29901-605
Linhares - ES
Telefone: (27) 3047-0040
E-mail: contato@moveisnesher.com.br

Agência Casasanto